
Olhar fotográfico e suas composições!
Bruno Andrini • 25 de março de 2021
Ensaio Externo - Larissa Domingues - Botucatu/SP
Quem nunca parou um momento para apreciar uma bela paisagem enquanto dirigia? Quem nunca se abaixou por um instante para olhar mais de perto a beleza de uma flor? Quem nunca disse: “hoje o dia está tão lindo!”?
Mesmo nas grandes cidades, essa confusão de concreto e asfalto, lugares comuns, por mais simples, podem ser espetaculares. Um olhar atento consegue enxergar a beleza que brota não somente nas montanhas ou praias paradisíacas, mas também em um canteiro de jardim, na árvore frondosa que balança com a brisa, no modo como o Sol da tarde se derrama em vagões de trem abandonados, num balanço vazio durante a chuva, nos padrões que as pedras formam em uma calçada; há beleza mesmo na sombra onde um facho de luz teimoso abre caminho e faz o verde dos musgos brilhar.
Na Fotografia essas pequenas coisas, sob um bom ângulo, se tornam cenários especiais, adicionando dramaticidade, leveza, poesia, amplitude e vida a uma simples fotografia. O modelo se funde ao que há em redor, tudo se torna uma única composição. Pode haver um ponto principal nessa composição, mas tudo ali é importante.
E, com as técnicas de edição e revelação de imagem cada vez mais desenvolvidas, a pós-produção da foto pode criar efeitos mágicos, cores impressionantes, dando asas à imaginação a partir de uma imagem real. Assim, fotografar, que por si só já constitui uma arte, tem seu poder de impressionar aumentado ainda mais.
A sessão de fotos de hoje traz algumas fotos com a Larissa Domingues, cada clique traz uma composição de cenário única e enaltece ainda mais a beleza do ensaio.